Site name

Dúvidas Frequentes

1: Fiz abdominoplastia, posso andar reto??

R: Preferencialmente não. Como foi retirado um bloco grande de pele e gordura, a pele suturada (costurada) precisa se acomodar. Andar totalmente ereto pode causar deiscência (abertura dos pontos) ou alargar cicatriz.

2- Preciso usar uma gaze no umbigo e depois o modelador?

R: Sim. A tendência de toda cicatriz é contrair. Se não tiver nada no novo umbigo a cicatriz pode contrair a ponto de fechá-lo, sendo necessários outros procedimentos cirúrgicos.

3- É normal uma mama ficar mais inchada que a outra quando se opera?

R: Sim, mas é importante que o cirurgião avalie se não existe seroma ou hematoma.

4- Posso ficar levantando os braços a qualquer momento quando opero a mama?

R: Não, principalmente se forem mastopexias ou mamoplastias redutoras. A pele não tem força tênsil suficiente para suportar a tração, correndo risco de deiscência. Isso é temerário quando se tem prótese. Se a prótese for exposta, será necessário retirá-la.

5- As próteses de mama têm necessidade de troca como as antigas?

R: As próteses precisam ser acompanhadas. Os géis de silicone, hoje em dia, são géis de alta coesividade. Basicamente trocamos quando há contratura capsular, ruptura do implante, infecção ou quando o paciente deseja um tamanho maior.
6- Se a prótese de mama infectar, eu preciso tirar?

R: A minha conduta é sim. É retirada e recolocada 6 meses depois, quando o processo infeccioso for debelado.

7- As próteses de glúteo são colocadas aonde?
R: São colocadas dentro do músculo glúteo máximo. Elas não ficam abaixo da pele.
8- O que é botox?

R: A toxina botulínica tem efeito de paralisar a musculatura onde é injetada. Como as rugas em sua grande parte são causadas pela contração muscular, o relaxamento da musculatura as atenua. Geralmente dura 6 meses seu efeito.

9- O que é ácido hialurônico?

R: É um ácido semelhante ao produzido pelo organismo, utilizado para preenchimento. É totalmente degradado pelo organismo. Geralmente dura 1 ano e meio seu efeito.

10- Metacril é totalmente seguro?

R: Não. O polimetilmetacrilato ou PMMA funciona como um acrílico, não é degradado e pode trazer complicações anos depois de aplicado. É proscrito pelas entidades sérias, tendo registro na ANVISA para uso em pacientes HIV positivos que tenham pequenas lipodistrofias. Geralmente é a substância utilizada nas bioplastias (CUIDADO!). Foi a substância injetada que causou mortes recentes na mídia.

11- Alimentos remosos atrapalham meu pós-operatório?

R: Não existe alimento remoso. O que se orienta é evitar alimentos que possam causar reações alérgicas ou alimentos que prolonguem o processo inflamatório. Uma alimentação leve, rica e balanceada é o ideal.

12- Microagulhamento é o quê?

R: É a passagem de um rolo de agulhas (dermaroller) que causam microperfurações na pele. Estas microperfurações induzem a produção de colágeno. Geralmente em seguida podem-se usar séruns de diversos tipos (rejuvenescimento, anti-acne, etc...)

13- Como sei que meu médico é cirurgião plástico?

R: Basta pesquisar o nome do mesmo no conselho regional do seu estado e consultar suas especializações ou então, procura-lo no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

14- Com quanto tempo posso retornar à academia?

R: Isso dependerá da cirurgia. De forma geral, oriento 90 dias, mas a conduta pode variar de cirurgião para cirurgião.

15- É possível realizar mais de uma cirurgia no mesmo dia?

R: Depende das cirurgias que serão realizadas. Algumas combinações cirúrgicas são favoráveis, outras não, por prolongarem em excesso o tempo cirúrgico.

16- Quais cuidados o senhor toma para evitar trombose?

R: Tudo começa com uma boa avaliação boa pré-operatória. Questiono uso de cigarro, de contraceptivo oral, histórico de trombopatia. Todos estes fatores favorecem a trombose. Opero os pacientes com meia anti-trombo e compressor pneumático. Em alguns casos também faço profilaxia química com enoxaparina e estimulo o deambular (andar) precoce.

17- Sou fumante, posso operar?

R: Pode, desde que suspenda o cigarro por pelo menos 90 dias. É possível dosagem de nicotina, caso haja suspeita que o paciente não fale a verdade.

18- Com quanto tempo eu tenho o resultado final de uma cirurgia plástica?

R: Geralmente entre 6 meses e 1 ano.

19- Qual intervalo de tempo eu posso fazer uma outra cirurgia plástica?

R: Depende da sua condição clínica e do que se trata a nova cirurgia. Período que pode variar de 3 a 6 meses.

20- Os resultados de uma cirurgia plástica são imediatos?

R: Não. Todo corte induz uma resposta endócrina e metabólica ao trauma. É normal a área operada fica inchada, roxa (equimose), dolorida,etc... O tempo é o melhor remédio para a recuperação.

21- A partir de que idade posso operar a orelha do meu filho?

R: De forma geral, a partir dos 7 anos de idade, onde houve desenvolvimento das cartilagens nos eixos vertical e horizontal.

22- Toda cirurgia plástica precisa de anestesia geral?

R: Não. Algumas podem ser realizadas com anestesia local e sedação, raquianestesia e anestesia peridural.

23- Qual conselho o senhor dá para o dia da cirurgia?

R: Que você fique calma (o) e leve preferencialmente um acompanhante calmo que não seja um veículo de estresse.

24- O que o senhor considera experiência médica?

R: Considero o cirurgião que operou inúmeros casos durante seu treinamento e fora dele, o que se recicla e atualiza constantemente nos congressos, simpósios e jornadas organizados pela SBCP. Cabelo branco não é sinônimo de experiência se o cirurgião pouco opera. Já diziam os gregos que a excelência advém da repetição.